e há alguma semelhança entre a culinária do Brasil e dos Estados Unidos, é a influência de várias culturas. Fora isso, os costumes e a gastronomia estadunidenses são bem diferentes dos nossos. Se você está planejando viajar para os Estados Unidos ou até mesmo morar lá, deve levar isso em consideração antes de ir.
Para começar, todos sabem que a culinária de lá não é exatamente a mais saudável. Não se assuste ao ver alguém comendo panquecas com bacon no café da manhã, hambúguer e milk-shake no almoço ou sanduíche de pasta de amendoim no lanche. Também não podemos nos esquecer das sobremesas, com brownies e sundaes, por exemplo.
Você pode conferir também Como Falar Inglês em 8 Semanas evitando o erro Nº#1 que as escolas regulares de inglês cometem.
Mas nem só de fast-food é feita a gastronomia estadunidense. Na verdade, seus pratos são influência de várias culinárias, dentre as quais se destacam: a dos índios norte-americanos; a tex-mex (de base texana, com influência mexicana); a cajun (dos descendentes de franceses) e a sulista (que se confunde, em parte, com a dos negros norte-americanos).
Por sinal, vários de seus pratos tradicionais têm outras origens, mas acabaram se tornando símbolos da cultura dos Estados Unidos.
Veja também Músicas bonitas em inglês com tradução
Confira 10 comidas típicas dos Estados Unidos:
1. American pancakes (panquecas americanas)
2. Apple pie (torta de maçã)
3. Baby back ribs (costelas de porco)
4. Barbecue (churrasco)
5. Brownie
6. Fried chicken with mashed potatoes (frango frito com purê de batatas)
7. Hambúrguer
8. Hot dog (cachorro-quente)
9. Meatloaf (bolo de carne)
10. Sundae
2. Apple pie (torta de maçã)
3. Baby back ribs (costelas de porco)
4. Barbecue (churrasco)
5. Brownie
6. Fried chicken with mashed potatoes (frango frito com purê de batatas)
7. Hambúrguer
8. Hot dog (cachorro-quente)
9. Meatloaf (bolo de carne)
10. Sundae
1. American pancakes (panquecas americanas)
As panquecas americanas são bem diferentes das brasileiras. Enquanto as brasileiras são salgadas, enroladas e servidas com recheios variados, as americanas costumam ser servidas com o famoso maple syrup (xarope de bordo) ou mel, ganhando um sabor doce e especial. Há quem prefira com frutas ou até mesmo bacon. São muito comuns no café da manhã.
2. Apple pie (torta de maçã)
A iguaria não é tipicamente americana – foi criada na Europa, há muitos séculos – e faz sucesso também no sul do Brasil. Ainda assim, ficou tão popular no cotidiano da população estadunidense, que se tornou um item cultural do país e um sinônimo de tudo que é legitimamente americano. Foi daí que surgiu a expressão “as American as apple pie”, ou seja, “tão americano quanto torta de maçã”.
3. Baby back ribs (costelas de porco)
São costelas de porco cozidas e cobertas com o molho barbecue, usado em churrascos. Costuma ser acompanhado por uma porção de batatas fritas. Acredita-se que o prato surgiu na época da Guerra Civil norte-americana, entre 1861 e 1865. As receitas e técnicas de preparo mudam de acordo com a região, inclusive em relação a cortes da carne, tipo de acompanhamento e ingredientes do molho.
4. Barbecue (churrasco)
Nada mais é do que o churrasco americano. A diferença entre esse e o nosso churrasco é que, lá, o destaque vai mais para os molhos utilizados nas carnes do que para as carnes propriamente ditas. Além disso, a carne mais utilizada é a suína. Embora seja mais popular na região sul, há variados estilos de churrasco em todo o território dos Estados Unidos.
5. Brownie
O brownie foi criado nos Estados Unidos, mas não se sabe exatamente a época ou região. As “teorias” mais populares falam de cozinheiros que se esqueceram de acrescentar fermento ou farinha à receita, já que o bolo não cresce. Outra história famosa é a de uma dona de casa que, um dia, estava fazendo um bolo de chocolate e se esqueceu de colocar fermento em pó. Depois de assar, ela percebeu que o brownie não havia crescido, mas decidiu servir mesmo assim.
6. Fried chicken with mashed potatoes (frango frito com purê de batatas)
É um dos pratos mais populares nos Estados Unidos e está associado aos estados do sul. Basicamente, consiste em pedaços de frango fritos e deliciosamente temperados. O sucesso é tão grande, que há redes de fast-food especializadas nesse prato. O acompanhamento mais comum é o purê de batatas, mas também pode ser servido com milho cozido, salada de repolho ou feijão estilo americano (baked beans).
7. Hambúrguer
O hambúrguer é um sanduíche de carne (geralmente bovina) moída e cozida, que pode ser servido com acompanhamentos e molhos diversos. É popular no mundo inteiro, mas continua sendo reconhecido como uma comida típica dos Estados Unidos. A iguaria chegou ao país com imigrantes alemães vindos das proximidades de Hamburgo. Os americanos aperfeiçoaram a receita alemã, acrescentando o pão.
8. Hot dog (cachorro-quente)
Tipicamente estadunidense, a receita básica de hot dog é muito simples de fazer: basta colocar uma salsicha ou mais em um longo pão sovado. Nos Estados Unidos, o preparo tradicional também inclui picles à base de pepino, molho agridoce, ketchup e mostarda. Outros ingredientes populares são o chucrute e o chilli, um tipo de massa de feijão com carne moída picante.
9. Meatloaf (bolo de carne)
É uma espécie de bolo assado ou defumado feito de carne moída. Ficou muito popular nos Estados Unidos após a quebra da bolsa de New York, no período da grande depressão. Atualmente, existem vários tipos de receitas, com recheios e molhos variados.
10. Sundae
O sundae é uma das sobremesas mais típicas das famílias estadunidenses. É feito com bolas de sorvete cobertas com molho ou xarope, geralmente de caramelo, chocolate ou morango, e pode vir acompanhado de coberturas diversas, como castanha, amendoim ou cerejas. Não se sabe exatamente onde essa sobremesa foi criada, mas o primeiro sundae documentado teria sido criado há cerca de 119 anos, em uma sorveteria da cidade de Ithaca, nos Estados Unidos.