O feijão é uma dos alimentos que brasileiro mais sente falta na argentina. Aqui o grão é pouco usado (tem nos supermercados, mas é de baixa qualidade) e também não existe panela de pressão. Mas para matar a vontade “de modo improvisado”, ai está o Ecuador 787.
Escondido em Almagro, é preciso ter boa memória para não ficar perdido na rua: a frente do restaurante é uma grande porta de ferro, clássica nas casas antigas de Buenos Aires. Não há nenhuma placa além da que indica o número da rua, apropriado como nome pelo restaurante. Ao entrar, o local decorado com pequenos quadros e uma bandeira Equatoriana surpreende e deixa o olhar desconfiado para fora. O menu está em lousas nas paredes. É importante chegar cedo, pois as opções não são tantas, acabam rápido e são imediatamente apagadas dos menus.
Nesta minha segunda visita, mantive a base, mas mudei a mistura. Apostei novamente no arroz con menestra e desta vez pedi peixe no lugar de carne de vaca. Também tem frango ou chuleta (porco) se você preferir e qualquer um deles sai por $25. O arroz é menor e grudadinho; O feijão é mais gordo e a carne é temperada como a brasileira. Diferente do que estamos acostumados, mas também muito gostoso.
Para tomar, assim como o Chan Chan, a bebida é um prazer à parte. Os jugos de mora (amora) ou naranjilla (parecida com laranja, só que pequena) custam $8 e o risco de você querer mais de um é grande. Eles tem muito açúcar, mas valem a pena. E acabam rápido – fiquei sem a segunda rodada desta vez. Para garantir, chegue até às 13h30. Outra mistura que vai agradar muitos brasileiros é o Sango de Camarão – feito com purê de platano (banana). Assim como ceviche, são os pratos com preço mais alto do restaurante e custam a bagatela de $30.
Aos finais de semana, perto das 14h o restaurante já está cheio. Enquanto conversava e ouvia ao fundo a música equatoriana, tive que esperar um tempinho até chegar o Flan de Coco ($15), nada mais que um pudim de leite com uma camada de coco ralado embaixo. É pequeno, mas coube certinho no espaço estratégicamente deixado no meu estomago após não aguentar o prato principal inteiro.
Ecuador 787 Na rua de mesmo nome, Buenos Aires (esquina com Viamonte)
Abre de quarta à domingo, só almoço, a partir do 12h;
Pagamento: só em dinheiro
Web: http://www.ecu787.comTelefone: 15 4966-0706
Abre de quarta à domingo, só almoço, a partir do 12h;
Pagamento: só em dinheiro
Web: http://www.ecu787.comTelefone: 15 4966-0706
Leia mais: http://aliembuenosaires.com.br/arroz-feijao-e-bife-comida-tipica-do-equador/#ixzz3eBlbBgeo
Se gostou do post, divulgue o link :)
Follow us: @pelogia on Twitter | aliembuenosaires on Facebook